sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Expectativa de custos ... início da tabela

Começamos a pensar nos demais projetos, já que o arquitetônico está finalizado é hora de fazer o estrutural, elétrico e hidráulico. Logo teremos todos prontos!
Para solicitar aprovação no condomínio, necessitamos apenas do  arquitetônico, seus cortes e memorial descritivo. No entanto, quero ter todos organizados numa pasta antes do início da obra.
Nessa semana iremos conversar com o empreiteiro a fim de se programar  com datas e valores. A ideia é de iniciar a obra em julho.
Fizemos também uma tabela com medidas para começarmos a calcular a expectativa de gastos com materiais e mão de obra. Nessa tabela tabulamos por cômodos a área, o perímetro, m² de paredes, quantidade de tijolos por m², área de laje intermediária e cobertura, quantidade de cimento e gesso.
Ainda temos muito a calcular para prever o custo da obra. A etapa de calcular custos  é muito importante, só assim conseguiremos organizar o tipo de obra que podemos fazer. Temos que cuidar para não dar o pulo maior que a perna e morrer na praia.




Pintura finalizada

A casa finalmente foi pintada por fora. Fizemos uma pintura com textura projetada, escolhemos dois tons de cinza, cerração para muros...